6 Tecnologias Ultrapassadas Que Fizeram Sucesso.
Você sabe quais são as 6 tecnologias ultrapassadas que fizeram sucesso no passado? Nesse sentido, a tecnologia tem avançado em um ritmo tão rápido, que o telefone que hoje levamos no bolso, é milhões de vezes mais poderoso, do que toda a capacidade de processamento combinada da NASA em 1969. Ou seja, nessa data tal capacidade auxiliou no pouso de dois astronautas na lua.
Dessa forma, mais e mais dispositivos se tornam relíquias do passado à medida que continuamos a avançando tecnologicamente. Contudo, este artigo destacará 6 tecnologias ultrapassadas que fizeram sucesso e já não precisamos mais. Então, vamos dar uma olhada no que os substituiu e por quê.
Mas antes disso, você saberia responder quais são as tecnologias que deveriam ter deixado de existir? Confira agora mesmo a nossa seleção e veja quais são os objetos e equipamentos, que foram praticamente exterminados pela modernidade.
Máquinas de Escrever – Fez Muito Sucesso na Época.
As famosas máquinas de escrever, eram teclados antigos que imprimiam diretamente no papel. Antes da invenção das máquinas de escrever, todos os papéis e correspondências oficiais, eram manuscritas ou produzidas em uma prensa, o que era bastante caro. Desse modo, Christopher Latham Sholes criou as máquinas de escrever em 1868 como uma alternativa de baixo custo.
As chaves mecânicas eram presas a superfícies metálicas semelhantes a alavancas. Então, essas alavancas tinham letras e caracteres em relevo nas primeiras máquinas de escrever. Entretanto, para imprimir as letras no papel, uma fita com tinta é colocada entre o papel e a superfície metálica. Desse modo, quando você pressionava uma tecla, ela marcava o papel.
Portanto, das 6 tecnologias ultrapassadas, essa foi uma invenção revolucionária, e alterou a forma como as empresas operavam e as pessoas da época compartilhavam informações. Em meados do século XIX, elas se tornaram vitais nos escritórios. Sendo assim, governaram por mais de um século, até que foram superados pelos computadores. Entretanto, muitos indivíduos particularmente poetas e romancistas, ainda apreciam a sensação tátil das máquinas de escrever. Portanto, elas não estão totalmente extintas.
Os Famosos Telefones Públicos.
A comunicação via telefones públicos, era a norma antes dos atuais telefones celulares. Contudo, os usuários usavam esses telefones fixos e públicos para fazer chamadas. Geralmente pagos com fichas e posteriormente com cartões.
Os telefones públicos, eram frequentemente instalados em cabines para proporcionar privacidade ao usuário. Isso é algo que os telefones contemporâneos precisam trocar pela mobilidade.
O primeiro telefone público foi estabelecido em 1881. No entanto, por volta de 1900, eles já eram encontrados nas principais ruas, estações de trem e outras áreas públicas. Entretanto, começaram a diminuir em meados dos anos 2000, quando os gigantes das telecomunicações leiloaram seus telefones públicos.
Filmes Fotográficos – Eram Muito Sensíveis.
Atualmente estamos na era da fotografia instantânea, quando tirar uma foto e compartilhá-la leva apenas alguns segundos. Mas antigamente, as pessoas costumavam usar câmeras fixas que empregavam filmes fotográficos. Ele foi criado em 1885.
Anteriormente, a fotografia estava disponível apenas para os ricos. Mas a introdução do filme popularizou a fotografia. Portanto, esses filmes fotográficos sensíveis à luz, eram temporariamente expostos à luz para capturar fotos de coisas, antes de processados quimicamente para produzir imagens visíveis.
Foi um procedimento demorado e caro, que resultou no desenvolvimento das câmeras digitais na década de 1990. No final do século XX, os filmes fotográficos e as câmeras de filme se tornaram obsoletos.
Beepers – Aqui Começava o Avanço Tecnológico.
Antes da invenção dos telefones celulares, todas as pessoas só tinham telefones fixos. Porém, não havia meios de transmitir uma mensagem de emergência a alguém, por exemplo. Então, para resolver esse problema, Alfred J. Gross projetou os beepers em 1949, para uso em hospitais. Eram dispositivos de comunicação por rádio com números individuais, muito parecidos com os telefones de hoje.
Então, eis como funciona um beeper: qualquer pessoa que soubesse o número do seu beeper, poderia transmitir uma mensagem (um número de telefone ou um breve texto) para ele. Quando você recebia uma mensagem, seu beeper a mostrava na tela LCD.
Enquanto os beepers unidirecionais só podiam receber mensagens, beepers bidirecionais e de resposta também podiam enviá-las. Os beepers tornaram-se obsoletos à medida que os telefones celulares se tornaram mais predominantes. Entretanto, atualmente algumas pessoas os utilizam. Mesmo que com pouca frequência, para serviços de emergência, como saúde e proteção contra incêndio.
Disquetes – Armazenava Quase Nada.
Para transmitir informações entre dois computadores hoje, utilizamos sistemas de armazenamento em nuvem ou dispositivos de armazenamento externo. Porém, antigamente os famosos disquetes que cumpriam esse papel. Com o desenvolvimento de disquetes pela IBM em 1971, ficou mais fácil compartilhar programas e carregar sistemas operacionais.
Dessa forma, se tornaram o método de armazenamento mais preferido da década de 1980. Sendo assim, na época substituiram os cartões perfurados – uma folha de papel com furos para armazenar dados digitais. No entanto, devido a restrições de armazenamento, os CDs substituíram os disquetes na década de 1990.
Para contextualizar, um disquete tinha uma capacidade de armazenamento de 1,44 MB. Desse modo, já os CD’s comum tinham a capacidade de até 700 MB.
Leitores de Música Portáteis – O Walkman.
Atualmente, temos a facilidade de ter milhões de músicas através de plataformas digitais com nossos smartphones. Mas as pessoas não tinham essa escolha antes da década de 1970. Eles só podiam ouvir músicas em casa ou em seus automóveis. No entanto, o desenvolvimento de tocadores de música portáteis mudou tudo isso.
A Sony lançou o primeiro tocador de música genuinamente portátil, o Walkman, em 1979. O walkman, que substituiu o Boombox, transformou drasticamente a forma como as pessoas ouviam música. Além de ser portátil, também tornou a audição de música uma experiência mais pessoal. Pois, o walkman permitia ouvir músicas em particular usando fones de ouvido.
No início, os walkmans tocavam músicas em fitas cassete. Mas logo depois, as empresas produziram CD players portáteis e MP3 players. Entre eles, o iPod da Apple se destacou por sua aparência elegante, maior capacidade e marketing criativo. Contudo, quando os celulares se tornaram mais populares, os tocadores de música portáteis ficaram para trás e foram substituídos.
Considerações Finais.
A tecnologia tem crescido de forma exponencial. Ou seja, percorremos um longo caminho nos últimos dois séculos. Isso, desde a dificuldade de transmitir mensagens por telégrafo até o envolvimento eletrônico.
Portanto, a cada nova geração tecnológica, a sociedade evolui e os aparelhos tecnológicos tornam-se obsoletos a um ritmo crescente. E essa tendência só vai aumentando de forma que o tempo passa. Dessa forma, se você gostou de relembrar as 6 tecnologias ultrapassadas que fizeram sucesso, compartilhe com seus amigos e pergunte se eles lembram de alguma.
Você sabe quais são as 6 tecnologias ultrapassadas que fizeram sucesso no passado?